Como funciona o sistema educacional brasileiro? 

Entenda quais os fatores mais importantes para o funcionamento do sistema educacional no Brasil.

A educação é parte fundamental para o desenvolvimento do ser humano como um indivíduo e esta é uma certeza que até os menos instruídos tem em qualquer lugar do mundo. O sistema educacional é, justamente, a ferramenta e a forma na qual todos podem ter acesso à educação.

Desde as atividades mais simples no primário aos trabalhos de conclusão na faculdade que abordam temas mais complexos como este sobre estatística em jogos de azar, o sistema educacional está lá para que a educação possa ser repassada da forma correta.

No Brasil, todos participam de forma direta ou indireta do sistema educacional brasileiro, mas não sabe exatamente como ele funciona. Por isso, neste artigo vamos entender de forma simples e rápida como funciona o sistema educacional brasileiro.

sistema educacional brasileiro

O que é o sistema educacional brasileiro?

O sistema educacional brasileiro é uma resposta direta do estado ao direito definido na constituição brasileira de 1988 onde foi definido que todo brasileiro tem direito a educação. O sistema foi montado para que a educação, o conhecimento seja repassado entre as gerações no Brasil.

Assim influenciando diretamente as crianças a se formarem como membros de uma sociedade com uma perspectiva coletiva, o formando para profissões e se desenvolver também a nível pessoal. O governo é incumbido de proteger o direito a educação e facilitar todo e qualquer processo que traga ao cidadão comum o acesso a ela.

E o cidadão pode cobrar do estado, com seus órgãos competentes, esta iniciativa em níveis maiores ou menores para garantir que tenha o acesso a educação de qualidade para si e sua família.

Como funciona o sistema educacional brasileiro?

O sistema educacional brasileiro foi definido a partir da (BNCC) Base Nacional Comum Curricular, a base define a responsabilidade pela educação básica sendo:

Educação Infantil e Ensino Fundamental

O ensino infantil que atende a crianças geralmente de 0 a 3 anos de idade e o ensino fundamental que atende as crianças de 6 a 14 anos de idade são responsabilidade dos municípios brasileiros que tem autonomia e o dever de prover esta parte da educação básica aos seus cidadãos.

Ensino médio e parte do Ensino Fundamental

O ensino médio que atende a adolescentes de 15 a 18 anos e também, em alguns casos, o ensino fundamental são responsabilidade dos estados brasileiros e a região administrativa do Distrito Federal.

Em um nível acima da educação básica está o ensino superior, onde o cidadão poderá ter acesso a graduação e pós-graduação, este nível de ensino é responsabilidade do governo federal que também deve entregar acesso a cursos técnicos e a educação financeira em alguns casos.

Os órgãos competentes que gerenciam e regularizam a educação no Brasil são:

Cidades e municípios

As secretarias municipais e também os conselhos são responsáveis por manter todo o sistema de educação funcionando nos municípios brasileiros.

Estados

Para os estados, que são maiores e mais complexos, existem os conselhos estaduais de educação que tem um papel importante na educação do estado.

Federal

No controle geral de todos estes órgãos competentes estão o MEC – Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação que fazem o trabalho de decisão, fiscalização e punição em todo o território brasileiro.