O que é necessário para ser um bom professor no Brasil?

Descubra todos os requisitos necessários para fazer um bom trabalho como professor no Brasil.

O professor é uma das profissões mais antigas e importantes da humanidade, o professor é um canal direto entre o conhecimento entre uma geração e outra, responsável pelo desenvolvimento de diversos indivíduos que passam pelas suas mãos em sua carreira.

Todos se lembram do professor que mais marcou a sua vida como um aluno, seja na educação básica enquanto aprende a fazer contas simples ou conjugar verbos, seja no ensino superior quando ganha auxílio do professor para fazer o seu trabalho complexo, um TCC como este que pode te levar até o seu diploma.

Mas o que estes professores que marcaram a sua vida têm exatamente? O que seria necessário para ser um bom professor no Brasil assim como eles? É isso que pretendemos discutir neste artigo, então leia até o final.

ser um bom professor no brasil

O que é o ser um bom professor afinal?

Existem algumas características indispensáveis que compõem um bom professor em qualquer lugar do mundo e que podem fazer a diferença na vida dos alunos em todos os seus mais variados perfis. O Porvir.org fez uma pesquisa e desenvolveu uma tese com as principais características de um bom professor, são elas:

Capacidade de explicação

Muitos professores são brilhantes em aprender, dominam diversas matérias além do seu campo de forma espetacular, mas não sabem como repassar este conhecimento.

Por isso, uma das principais características de um professor deve ser uma boa didática, esta característica que levará o professor a repassar tudo o que sabe a diferentes perfis de alunos, desde os que aprendem fácil até os que tem maior dificuldade.

Variedade de atividades

Um ensino engessado nas mesmas atividades pode fazer com que o aluno acabe desinteressado pela matéria, e por isso, aprender menos ou não aprender nada.

Um professor que cultiva a criatividade e encontra diferentes atividades para ensinar aos seus alunos pode mantê-los interessados e mais inclinados ao aprendizado.

Acompanhar alunos com dificuldade

É comum encontrar em escolas de qualquer nível social alunos que possuem uma certa dificuldade para acompanhar as matérias entregues pelo professor. Nestes casos, é indispensável que o professor saiba como acompanhar e ajudar o aluno a chegar ao entendimento do assunto antes de avançar.

Dominar o conteúdo

Pode parecer óbvio, mas é importante que o professo tenha total domínio sobre a sua matéria. Pois só assim ele poderá desenvolver formas diferentes de aprendizado, técnicas didáticas e variar nas atividades sem perder o controle sobre o que está ensinando a seus alunos.

Então, como ser um bom professor no Brasil?

Além de todas as características que vimos no tópico anterior, o professor no Brasil pode ter algumas dificuldades específicas que requerem habilidades específicas para contorna-las. São as seguintes dificuldades:

Falta de estrutura

O professor que atua no sistema público de educação no Brasil, infelizmente tem de lidar com a falta de estrutura na grande maioria das escolas. É comum que estas instituições só possuam o básico para trabalhar sem maiores estruturas montadas, e neste momento o professor tem de exercitar a sua criatividade para desenvolver diferentes formas de ensino com as ferramentas que possui à mão.

Problemas sociais

Os problemas sociais em escolas públicas são mais fortes e o professor tem de aprender a lidar com crianças em uma situação mais delicada e manter esta criança em condições de aprender normalmente. Os problemas podem ser diversos e comuns nas escolas brasileiras, e por isso a importância de se saber lidar com eles é indispensável.